Gelato ou sorvete: qual a diferença?
Se você é doido por sobremesas geladas como nós, certamente já ouviu falar sobre o gelato, um saboroso doce de origem italiana que tem conquistado cada vez mais paladares. Mas você sabe a diferença entre gelato e sorvete?
Muitos pensam que sorvete é somente a tradução do “gelato”, palavra em italiano. Pois não é! A verdade é que existem várias coisas que diferenciam a sobremesa italiana do tradicional sorvete. A principal é que o gelato é feito através de um processo artesanal, que demanda regras mais rigorosas.
Embora os dois possuam basicamente os mesmos ingredientes (açúcar, laticínios e água), o gelato é menos gorduroso e menos doce, já que é feito a partir de ingredientes naturais, ou seja, a gordura vem de alimentos como leite fresco, por exemplo.
Preparado diariamente e com ingredientes frescos, o gelato tem um sabor único. Ao prová-lo, é possível sentir aquele “friozinho” de forma suave, sem agredir o céu da boca.
Além disso, por ser armazenado em uma temperatura mais alta do que a do sorvete tradicional, ele deixa um rastro de sabor mais intenso no paladar.
Outra característica marcante é a quantidade de ar presente em sua massa. Isso mesmo! O ar é um ingrediente essencial no preparo deste tipo de sobremesa, já que garante a leveza e parte da cremosidade tão característica.
No gelato, o ar é inserido de maneira natural: ele entra quando os ingredientes são misturados. O doce italiano é considerado não só uma sobremesa, mas um produto completo para a alimentação, já que contém proteínas, açúcares e leite.
Gelato: principais características
Se você também se pergunta o que é gelato, confira algumas das características:
- Ingredientes: devem ser preparados sempre com ingredientes frescos, como frutas da estação e chocolates típicos da região, por exemplo;
- Mais saudável: tem, em média, 50 a 60% menos gordura que o sorvete. Com isso, é possível sentir melhor o verdadeiro sabor dos ingredientes;
- Menos açúcar: o teor de açúcar é rigorosamente balanceado com a água, para atuarem como anticongelantes;
- Textura: como é mantido em temperaturas mais altas (entre -10°C e -12°C, enquanto os sorvetes podem chegar até -20°C), o gelato tem uma textura diferente e é, também, mais cremoso.
A origem do gelato
Acredita-se que o sorvete foi criado pelos chineses há mais de 3 mil anos. No início, a receita era composta de neve, mel, frutas e gema de ovo.
Com o passar dos anos, os árabes incluíram água à mistura, criando, então, o sorvete como conhecemos hoje.
Já o gelato tem como origem a cidade de Florença. Os italianos acrescentaram leite e começaram a fabricar o produto em uma máquina conhecida por mantecadora (do italiano mantecare, que significa bater ou misturar), dando origem ao gelato.
Vale dizer que na Itália a paixão por sorvete é tamanha que o consumo é cerca de três vezes maior que no Brasil.
Além disso, a história de fazer sorvete é tão séria que lá existe uma Universidade do Gelato. Localizada em Bolonha, foi fundada pela principal fabricante de maquinário para gelateria, a Carpigiani.
Por lá, é possível aprender tudo sobre a arte de fazer gelatos, desde o funcionamento dos instrumentos e até aulas em laboratórios com todo o aparato da marca.
E então, curtiu saber um pouco mais sobre essa saborosa sobremesa? A Skimoni possui uma linha de sorvetes inspirada nos gelatos italianos, com o mesmo sabor e a mesma textura. Visite o nosso site e conheça!
Comentários
Nenhum comentário nesse post, seja o primeiro a comentar.
Deixar um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.