A culpa não é do sorvete
“Larga esse sorvete, menina! Você está com dor de garganta…”
“Picolé nesse frio, meu filho? Nem pensar!”
Se você cresceu ouvindo esse tipo de recomendação dos pais, saiba que não foi o único. Muita gente acredita que consumir alimentos e bebidas gelados pode desencadear gripes e resfriados ou piorar o quadro, mas a coisa não é bem assim…
Em tempos de pandemia de COVID-19, vale reforçar que gripes, amigdalites e faringites são causados por vírus e bactérias.
Diante de mudanças bruscas de temperatura, baixa umidade relativa do ar, poluição em excesso ou aglomeração de pessoas, esses micro-organismos encontram um ambiente favorável para se instalar.
O pobrezinho do sorvete não tem culpa nenhuma no cartório.
“No caso da garganta inflamada ou infeccionada, segundo os últimos estudos na área de otorrinolaringologia, o consumo de sorvete, por exemplo, é inclusive indicado no pós-operatório de garganta devido à ação anti-inflamatória do frio”, informa a médica Rafaella Eliria Abbott Ericksson em artigo publicado no site Médico Responde.
De acordo com ela, o frio provoca uma contração dos vasos sanguíneos, o que ajuda a controlar a inflamação e o inchaço. “Sempre que há uma inflamação, os vasos sanguíneos se dilatam para aumentar o aporte de sangue para o local, de maneira a acelerar a resolução do problema. Por isso, uma diminuição do calibre dos vasos sanguíneos controla o processo inflamatório”, explica Rafaella.
“Alimentos em temperaturas baixas podem ajudar a diminuir o desconforto da dor de garganta, muito mais do que um chá quentinho”, endossa a otorrinolaringologista e doutora pela Faculdade de Medicina da USP em texto publicado pela revista SuperInteressante.
A pediatra Ana Escobar, doutora e livre docente em pediatria pela Universidade de São Paulo (USP), explica que após a cirurgia para retiradas das amígdalas, o local onde elas estavam fica inflamado, inchado e dolorido e que o gelo (no caso o sorvete, que é muito mais gostoso) é um excelente anti-inflamatório e analgésico, melhorando as condições do local e reduzindo a dor.
Outro uso médico do sorvete é em caso de extração dos dentes do siso. A justificativa é a mesma para os casos de cirurgia na garganta: como a baixa temperatura do alimento contrai os vasos sanguíneos, ameniza a dor e o inchaço e contribui, também, para evitar hemorragias.
Um alimento e tanto
Assim como a relação com gripes, resfriados e dores de garganta, muitos mitos rondam o sorvete. Para desvendar alguns deles, a primeira coisa a se ter em mente é que, consumido com moderação e dentro de uma dieta balanceada, o sorvete traz muitos benefícios. Quer ver?
- Sorvetes à base de leite são uma importante fonte de cálcio para o organismo. Duas bolas de sorvete de flocos, creme ou napolitano (60 g cada) têm a mesma quantidade de cálcio que um copo de leite.
- Receitas à base de frutas fornecem vitaminas e vários outros nutrientes.
- Um estudo realizado pela Universidade de Harvard aponta que o sorvete também pode contribuir para o aumento da fertilidade feminina. Os estudiosos acompanharam 18 mil mulheres e aquelas que substituíram um copo de leite integral por duas porções diárias de sorvete tiveram 85% mais chances de ovular do que as que não fizeram a troca.
- O sorvete ainda é uma saborosa fonte de prazer, ajudando a reduzir os níveis de estresse e aumentar a felicidade.
Com tantos benefícios, o que você está esperando para se refrescar com um delicioso sorvete? Acesse Skimoni e escolha seus sabores preferidos.
Comentários
Nenhum comentário nesse post, seja o primeiro a comentar.
Deixar um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.