Como fazer milk shake: 8 passos para não errar

O calor chegou de vez e, com ele, uma das bebidas mais queridinhas pelas crianças e adultos. Originário dos Estados Unidos, o milk shake é uma ótima opção como lanchinho para as férias ou para se refrescar em uma tarde no trabalho. Mas você sabe como fazer milk shake? Então, confira esses 8 passos para não errar.

Uma saborosa combinação de leite e sorvete batidos – daí o nome, originário do inglês, milk (leite) e shake (batido) -, o milk shake é super simples e rápido de fazer. Aliás, seu preparo pode ser uma boa solução para entreter as crianças nas férias.

A mistura de sorvete com leite pode ser combinada com vários sabores como morango, chocolate, creme ou flocos. Também pode ser incrementada com bolachas, paçoca e doce de leite.

Frutas ou polpas, cremes e coberturas complementam a receita que é bebida com um canudinho.

O que vale na hora do preparo é escolher sabores de sorvetes que possibilitam diferentes combinações. Ah! E procure sorvetes beeemmm cremosos como os da Skimoni… isso fará toda a diferença.

Milk shake para lanche ou sobremesa

O milk shake é uma boa pedida para quem busca uma opção diferenciada para o lanche das crianças.

Além de poder ser consumido sozinho, também combina com diferentes snacks como:

  • Bolachas
  • Salgadinhos
  • Bolos
  • Pães
  • Batata frita
  • Lanches

Com opções mais tropicais como os saborosos morango e banana, a bebida conta também com versões mais calóricas, como chocolate, Nutella, doce de leite e Ovomaltine.

A variedade chama atenção também nas coberturas, que podem ser de bolachas, farofas doces, granulados, chocolates, crocantes, castanhas, entre outras.

No entanto, embora criatividade seja a palavra de ordem, procure escolher apenas um ou dois ingredientes na hora de fazer o seu milk shake. Dessa forma, você não mascara o sabor do leite e sorvete.

Para uma perfeita harmonia de sabores, confira essas dicas de combinações:

  • Sabor banana: aveia, calda de caramelo, pedaços de banana, farofa, paçoca, canela e açaí são bons complementos;
  • Sabor chocolate: granulado, cookies e chantilly combinam como cobertura;
  • Sabor creme: combina muito bem com Ovomaltine, castanha de caju, calda de caramelo e morango, frutas vermelhas e também com amêndoas em lascas finas torradas;
  • Sabor morango: coloque suspiro, calda de frutas vermelhas, chantilly ou ainda morangos frescos.

8 dicas para não errar na hora de fazer milk shake

A base para fazer milk shake é: leite, sorvete e, claro, um bom liquidificador ou mixer para bater toda essa mistura. O que varia são os sabores a serem usados. É muito simples fazer milk shake então use e abuse de sua criatividade para inventar sabores incríveis. Confira essas dicas:

  1. Use um liquidificador para misturar os ingredientes;
  2. Depois de bater por 1 ou 2 minutos em velocidade alta, use a função pulsar e logo em seguida mexa com uma colher. Isso ajudar a dar cremosidade ao líquido;
  3. Dependendo do sabor escolhido, adicione pedacinhos de fruta à bebida. Só cuidado para que os pedaços não fiquem grandes e, com isso, parem no canudinho na hora de beber;
  4. Use leite integral – pois a sua gordura natural dá cremosidade à mistura – e, claro, um sorvete bem cremoso;
  5. A proporção indicada é cerca de 300g de sorvete para 80ml de leite;
  6. Prefira sorvete à base de leite e coberturas feitas com ingredientes de qualidade, como chocolate ou cacau em pó, morangos e também frutas vermelhas;
  7. Tenha cuidado redobrado com os sorvetes de fruta e que são naturalmente à base de água, porque eles são bem mais ralos;
  8. Dê preferência para sorvetes novos. Congelar e descongelar o sorvete forma cristais de água que se liquefaz ao ser batido e torna a mistura rala e sem sabor.

A origem da bebida

Com diferentes sabores e cores, o milk shake é um legítimo representante da gastronomia americana. Mas você sabe como surgiu?

No início, o milk shake era uma bebida para adultos. Sua primeira versão é do final do século XIX e era basicamente um tônico feito com leite, whisky e chocolate.

Em 1937, o americano Ray Kroc inventou o milk shake que tomamos hoje. A partir daí, a bebida passou a ser produzida com xarope de chocolate, morango ou baunilha.

Como frequentemente as pessoas pediam sorvete para acompanhar, nos anos 1930, o gelado passou a fazer parte da sobremesa.

Mas para completar, ainda faltava o canudinho. Como a bebida precisa ser tomada bem gelada, foi introduzido o canudinho – invenção do empresário Marvin Stone -, já que as mãos não aguentavam segurar o copo.

No Brasil, o termo milk shake é usado para se diferenciar a vitamina de frutas do leite batido com sorvete. A principal diferença entre as bebidas é que o milk shake é composto por leite e sorvete batidos com o acréscimo opcional de algum sabor de fruta ou chocolate, enquanto a vitamina é resultado do leite batido com uma ou mais frutas.

Como fazer milk shake em casa

Curtiu as dicas acima? Então que tal preparar um saboroso milk shake para se deliciar com a família e amigos?

Escolha já o seu sabor de sorvete Skimoni e faça receitas bem saborosas. Confira essas receitinhas super práticas que selecionamos:

Milk shake de chocolate com chantilly

Ingredientes:

4 bolas de sorvete de chocolate Skimoni

2 xícaras (chá) de leite

Chantilly

Calda de chocolate a gosto

Modo de preparo:

Coloque no liquidificador o sorvete e o leite, bata bem. Forre a taça com a calda de sorvete e coloque o milk shake.

Milk shake de Oreo

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de sorvete de creme

1 xícara (chá) de leite

6 a 8 biscoitos Oreo triturados

Calda de chocolate a gosto

Modo de preparo:

Coloque os biscoitos Oreo em um saco plástico fechado e quebre-os até obter pedaços do tamanho desejado.

Coloque 2 xícaras de sorvete de creme, 1 de leite e os biscoitos em pedaços dentro do liquidificador. Ajuste o liquidificor na velocidade alta e bata até que esteja bem misturado.

Despeje a calda de chocolate nas taças e coloque o milk shake. Coloque como cobertura um pouco de migalha de biscoito ou creme chantilly.

Milk shake de morango

Ingredientes:

Calda ou cobertura de morango a gosto

1 xícara (chá) de leite gelado

2 colheres (sopa) geleia de morango

½ xícara (chá) de sorvete de morango

Modo de preparo:

Espalhe a calda ou cobertura de morango no interior de um copo alto e reserve. No liquidificador, coloque o leite, a geleia e o sorvete de morango. Bata por 2 minutos ou mais, até ficar com bastante espuma.

Despeje no copo com a calda, decore com pedaços de morango e sirva em seguida.

Banana com caramelo

Ingredientes:

2 bolas de sorvete de creme

1 banana

2 colheres (sopa) de melado

4 colheres (sopa) de caramelo quente

1/2 xícara (chá) de leite

Canela em pó

Modo de preparo:

Bata no liquidificador o sorvete, a banana, o melado, duas colheres de caramelo quente e o leite por cerca de 1 minuto ou até ficar com consistência cremosa.

Despeje no copo o restante do caramelo quente e deixe escorrer até o fundo. Junte ao copo a mistura feita no liquidificador e polvilhe por cima canela em pó para finalizar.

Vá até a Skimoni mais próxima, escolha o seu sabor, e aproveite!


Comentários

Nenhum comentário nesse post, seja o primeiro a comentar.

Deixar um comentário